quinta-feira, 21 de maio de 2009

O Exemplo é o melhor Professor



Sempre falo aqui em casa para termos cuidado com a televisão, pois este aparelhinho aparentemente ingênuo entra em nossas casas sem pedir licença, trazendo tudo quanto é tipo de informação, na maioria das vezes sem comprometimento com a verdade, nem com educação que estamos dando a nossos filhos, com isso, vejo que é preciso ter um cuidado ainda maior com as novelas, pois observo que por esse tipo de programa, muitos conceitos equivocados são transmitidos de uma forma bem “bonita” e até “natural” e vejo assim o poder que tem tal programa, o poder de ditar tendências, o poder de influenciar até o jeito das mulheres se vestirem, vejo também a facilidade e imagino a grana que devem ganhar ao vender os acessórios e as bijuterias usadas pelas “grandes” atrizes da moda, como é o exemplo dessa novela “Caminho das Índias”, é só andarmos na rua com um olhar um

 pouquinho mais crítico que percebemos claramente a influencia televisiva nas pessoas. Engraçado que escrevi esta palavra influencia e lembrei de influenza que é o nome do vírus da gripe, acabei associando essa moda a um vírus, acho que tem muita coisa em comum, enfim... mas voltando ao assunto,por tudo que falei anteriormente,minha falta de tempo  e mais um pouco,eu não vejo novelas,oriento minha família para que não vejam também,porém minha esposa é adepta do “as vezes”,eu não sou de perturbar,não quero me colocar no lugar de ditador ,nem dono da verdade,pois a verdade sabemos que já tem dono,não gosto de radicalismos,mas sempre falo um pouquinho,como dizem por aí,eu dou minhas alfinetadas.Mas um belo dia,ou melhor,numa bela noite a algum pouco tempo atrás,eu,chegando da faculdade cansado,por volta de uma nove e meia da noite,quando entrei em casa procurei logo o sofá e na TV passava a novelinha das nove,tudo bem,me acomodei e comecei assistir o folhetim com bastante atenção,pois aquela linguagem tão fácil de entender não requer maiores esforços intelectuais,bem diferente de ler um livro do Machado de Assis(rsrsrs).Lá pelas tantas,já depois de assistir uns 25 minutos a Juliana Paes chorar e um monte de gente dançar aquelas musicas que ninguém entende nada,mas acha

 legal,”bonitinha”;meu filho de 5 anos chegou perto de mim,me olhou bem no meu olho e perguntou:

-Pai, você gosta de novela?

E eu respondi:- Não!

E ele: Então porque você ta vendo?

É... engasguei,sabe aquela situação que  dá vontade de enfiar a cabeça num buraco no chão e ficar bem quietinho?Pois é foi essa minha vontade, depois que passou um pouco aquele meu atordoamento, mais que depressa peguei o controle remoto e desliguei a televisão, puxei meu filhote para perto de mim, dei-lhe um beijo na bochecha e falei assim (cheio de propriedade):

-Você ta certo,se a gente não gosta,sabe que passa um monte de besteira, não temos que ficar vendo!

Levantei do sofá e fui brincar com ele. Com essa situação,aparentemente cotidiana e simples,fiquei examinando bem meu lugar de Pai,fiquei pensando que sempre tenho de dar bom  exemplo para meus filhos,por mais que não tenha de onde tirar,por mais até que não tenham tido tal preocupação comigo e eu ainda seja um sujeito bem torto,tenho de dar um jeito de passar bons valores para meus filhos,pois a todo momento eu estou sendo observado por eles,nos momentos até mais simples como no caso da novela.Isso me fez ver também que não posso de forma alguma ser incoerente,não posso falar pra eles não fazerem uma coisa e  eu fazer aquela coisa,pois se fizer,a minha palavra não vale se eu não praticar,então eu tenho de praticar o correto para poder ensinar.Por isso e por outras situações que me sinto muito feliz em ser Pai,sinto que é uma oportunidade preciosa dada por Deus para o homem e a mulher também poderem evoluir,ensinar ao próximo um caminho direito para andar é uma grande responsabilidade,dá trabalho,mas é possível e o retorno disso é maravilhoso.

Falei demais né, mas falar dos meus “meninos” é sempre bom demais!

 

 

 

 

2 comentários:

  1. Gostei ,com certeza a melhora maneira de ensinar os filhos é pelo exemplo...

    ResponderExcluir
  2. hahahahahaha
    Sou fã dele, João..de carteirinha..rsss
    Valeu

    ResponderExcluir